10 setembro, 2011

Review - Asus Eee PC 1015PEM


Modelo tem design elegante e processador dual-core, mas ainda é destinado ao público casual.


Hoje em dia, entre todos os aparelhos de maior portabilidade, os netbooks são os menos procurados. Os notebooks, que podem chegar a configurações muito potentes, ainda são os preferidos dos usuários que desejam migrar dos desktops, enquanto os tablets conquistam cada vez mais o mercado com configurações técnicas e funções que evoluem a cada lançamento.

Apesar da falta de espaço no mercado, ainda há esperança – e consumidores – para os netbooks. Sabendo disso, a ASUS lançou no segundo semestre de 2010 o Eee PC 1015PEM, mais um modelo da série Seashell.
Este aqui, entretanto, busca uma potência rara nesse tipo de aparelho: seu processador dual-core de 1,5 GHz e uma bateria de longa duração pretendem dar uma experiência de navegação um pouco maior até para os usuários mais casuais, pouco interessados em jogos de última geração e programas muito pesados.
Mas será que isso é o suficiente para transformar este modelo em um netbook de alto desempenho – ou trata-se de mais um computador portátil que tem suas limitações?

Aprovado O que chamou nossa atenção

Design
Segundo a fabricante, o design dessa série foi inspirado em conchas do mar. Se você acha o conceito um pouco bizarro, é só usar a imaginação: a traseira do netbook é mais espessa, mas o aparelho afina até a outra extremidade, formando o aspecto sugerido pela ASUS.
As cores disponíveis são muito bonitas (especialmente o modelo em vermelho, utilizado nos testes do Tecmundo) e o aspecto fosco dá um tom elegante ao aparelho. As entradas, como as três existentes para USB, são bem localizadas e, mesmo preenchidas, não incomodam durante o uso.
O design do netbook.
O modelo é bastante fino e leve, sendo muito recomendado para ser levado em mochilas, por exemplo. Mas isso não significa que seja frágil: a produção é de qualidade e o acabamento foi muito bem realizado.
Bateria
A Asus promete mais de 5 horas de autonomia com este modelo e cumpre o pedido: a bateria tem ótima durabilidade e funciona mais até que alguns modelos de notebooks.
Se você utilizar vários programas e serviços ao mesmo tempo, ela se esgota um pouco mais rapidamente. Ainda assim, é um tempo bastante considerável de uso, ainda mais para um netbook.
Touchpad
Quando você passa de um desktop para um notebook ou netbook, a maior dificuldade encontrada é desacostumar-se do mouse e passar para o touchpad, que exige um pouco de prática para ser dominado. Para isso, ele também precisa colaborar – e o modelo da ASUS é perfeito para isso.
O touchpad é um dos destaques.
O touchpad é de excelente qualidade, com uma sensibilidade adequada e um bom tamanho. Além disso, os botões da direita e da esquerda (os mesmos presentes no mouse) não contam com nenhuma separação, mas isso não atrapalha em nada o usuário.
Áudio e vídeo
O monitor de 10,1 polegadas do Eee PC 1015PEM não tem tecnologias inovadoras, mas cumpre bem seu papel. A reprodução de vídeos e de qualquer coisa que se passe na Área de trabalho é nítida e conta com um brilho bem ajustado – e facilmente configurado nas opções da máquina.
A webcam de 0,3 MP não exibe nada em alta resolução, mas é uma boa surpresa. A imagem possui boa definição e lê muito bem cores e brilhos diferentes. O software da desenvolvedora é bem completo e, além de exibir a imagem, permite a adição de efeitos e captura de fotos ou vídeos.
As saídas de áudio são eficientes.
O áudio também não compromete: claro que utilizar fones de ouvido é muito melhor para curtir suas músicas favoritas, mas o som que sai diretamente do aparelho não é tão ruim como em alguns modelos. Ele sai um pouco abafado, mas consegue preservar boa parte da qualidade do original.

Reprovado Do que esperávamos mais

Desempenho
As configurações em si do Eee PC 1015PEM da Asus não são ruins: o processador dual-core o coloca à frente de vários modelos de netbooks, a memória DDR3 de 2 GB é alta e há conectividade Bluetooth e Wi-Fi, além de entradas USB 3.0.
O boot da máquina é rápido (cerca de 32 segundos) e ele não apresenta muita lentidão caso você abra várias tarefas de uma vez (editor de texto, navegador, player de música e email, por exemplo). Ainda assim, o aparelho não apresentou um desempenho muito impressionante nos testes e benchmarks que realizamos, ficando apenas um pouco acima dos modelos anteriores da série 1015.
Teclado
O teclado segue o estilo “chiclete”: as teclas têm uma projeção maior para fora da máquina e respondem bem ao toque. Ainda assim, esse método não deixa a digitação mais fácil.
O teclado apresenta algumas falhas.
As teclas são muito pequenas (até mesmo para um netbook) e próximas umas das outras. Utilizar as setas direcionais para navegação ou jogos, por exemplo, é uma tarefa muito difícil. O mesmo acontece com digitar textos mais longos, algo que pode ser um verdadeiro exercício de paciência para o usuário.
Preço
Pesquisando em lojas online, é possível fazer uma média de R$ 1.027 do preço cobrado pelo Eee PC 1015PEM. O valor leva em conta, entre outras características, o processador mais potente, mas ele ainda pode ser considerado caro em termos de netbooks que não possuem alto desempenho.

Vale a pena? O que nós achamos

O Eee PC 1015PEM da ASUS promete muita coisa por suas características técnicas, mas na prática ele não cumpre todos os itens. O processador dual-core e os 2 GB de memória deixam o netbook com uma boa configuração, mas isso não é motivo para tanta animação: ele ainda sai perdendo para alguns modelos e não possui um desempenho final muito alto.
O teclado tem boa mobilidade, mas conta com alguns problemas, especialmente para quem tem dedos um pouco maiores. Além disso, o preço deixa um pouco a desejar, já que o direcionamento da máquina são usuários casuais.
Mas não dá para deixar de elogiar o excelente design do aparelho, que está disponível em várias cores, é elegante, tem um ótimo acabamento e não é nem um pouco frágil, apesar de ser leve e fino. Ele ainda conta com entradas para USB 3.0, um ótimo touchpad e uma boa resolução para áudio e vídeo, não desapontando quem decidir comprá-lo para tarefas mais básicas.
Se você deseja um netbook levemente mais poderoso que os modelos básicos, esta é a escolha certa para você. Ele é ótimo para trabalho e lazer, desde que você não rode jogos ou programas extremamente pesados. Como o preço é um pouco alto, entretanto, você pode preferir ainda a compra de um notebook mais potente ou até mesmo um tablet, como o Eee Pad Transformer, da mesma fabricante.
Fonte