25 junho, 2014

Qual a distância ideal para assistir TV?



Quando você vai comprar uma TV, seja o modelo um televisor com tela LCD, Plasma ou mesmo uma TV LED, uma das questões mais importantes diz respeito à distância da TV, que também tem a ver com quantas polegadas o modelo tem.

Os televisores finos de última geração, além de serem mais discretos ao ambiente oferecem recursos bem modernos. Outro modelo de televisão que chama a atenção do mercado é uma TV maior, que transmite imagens espetaculares, semelhantes à tela de cinema.

Mas, se você quer acertar na distância da TV, não adianta escolher uma TV grande se for colocá-la em um ambiente pequeno e apertado.

O brilho incomoda os olhos depois de um tempo e sua visão sai prejudicada, além de a visualização das imagens ser desconfortável. Seus olhos ficam cansados rapidamente.

A regra é a mesma para a situação contrária. Se você comprar uma televisão pequena para um ambiente grande, você terá que se esforçar muito para ver as imagens. Isso sem falar que você não conseguirá enxergar direito os detalhes de uma imagem em alta definição. Assim fica mais fácil entender porque a distância da TV é tão importante.

Então, qual é a distância da TV ideal para seu ambiente?

Na hora de escolher o televisor, é preciso levar em conta o tamanho de seu cômodo, para que adistância da TV para o sofá ou a cama, por exemplo, garanta conforto visual. Para que você tenha uma visão confortável e consiga enxergar as imagens sem problemas, você precisa estar entre uma posição mínima e máxima da tela. Quer dizer, a direção dos seus olhos deve estar alinhada bem no meio da tela.

Veja o infográfico da distância ideal entre o sofá e a TV:


Nesse infográfico, você já teve uma boa noção sobre a distância da TV que será confortável para sua casa. Mas, para ter uma informação ainda mais completa, confira estes detalhes:

A melhor TV para ambientes pequenos, como quartos e salas menores
Tamanho de tela
Distância mínima
Distância máxima
1m
2m
1,2m
2,4m
E para quartos grandes e salas com tamanho médio: qual o melhor televisor?
Tamanho de tela
Distância mínima
Distância máxima
TV 37 polegadas
1,4m
2,8m
1,5m
3m
1,6m
3,2m

Para salas maiores, ideais para Home Theaters, descubra o televisor ideal
Tamanho de tela
Distância mínima
Distância máxima
1,75m
3,5m
1,9m
3,8m
TV 52 polegadas
2m
4m
2,1m
4,2m
2,2m
4,6m

Com todas essas dicas fica fácil saber a distância da TV certa, para você ter boa visualização dos conteúdos e, claro, muito conforto enquanto assiste às suas programações favoritas.

Fonte: Zoom